quinta-feira, 14 de julho de 2016

Escrevendo: A Primeira e a Terceira Pessoa.

Olá caros leitores e escritores! Estou aqui para falar sobre as narrativas em primeira pessoa. Sei que não escrevo neste método ainda; sou clássico, prefiro a narrativa em terceira pessoa.

Pois bem, preciso lhes dizer o motivo de minha preferência pela narrativa em terceira pessoa:

Primeiro que o narrador onisciente é melhor para contar uma história sem se preocupar com os seus pormenores. Em segundo lugar a terceira pessoa nos permite falar em uma linguagem mais poética e culta, livrando-se das idiossincrasias do narrador personagem.

Mas mesmo assim tenho que admitir as vantagens de se escrever em primeira pessoa:

Em primeiro lugar você pode se aprofundar mais em uma história, se colocando na pele do personagem. A segunda vantagem é que a narrativa, uma vez o escritor vestido do personagem o livro será mais fácil de ser produzido, ou seja, torna-se mais natural a sua concepção.

Preciso ressaltar as desvantagens de escrever em terceira pessoa:

Obviamente é o contrário das vantagens de escrever em terceira pessoa; a impessoalidade e o afastamento do leitor para com a história. Mas devo ressaltar que com algumas técnicas de escrita você poderá superar estas dificuldades. Mais adiante em outros posts pretendo abordar estas técnicas que por sinal ainda estou estudando.

As desvantagens e dificuldades de escrever em primeira pessoa são as seguintes:

O personagem não é onisciente e você se obriga a se restringir ao ponto de vista do narrador personagem. Mas você também poderá superar isto com técnicas de narração múltipla ou sobreposta, dando mais dimensões ao livro. Pretendo um dia aborda-las mais a fundo por aqui também.

Por fim, devo lhes dizer que muitos autores iniciantes, assim como eu, comete um erro básico ao narrar em primeira pessoa que é narrar fatos cuja o personagem narrador não tem como saber! Pra ser justo na terceira pessoa muitos autores também cometem erros óbvios; eles não passam emoção, gerando uma narrativa difícil de ler. Mas como disse anteriormente podemos superar estas dificuldades através de técnicas que devemos treinar.


Lembrando sempre para vocês que tudo que escrevi neste post demonstra a minha percepção como leitor e autor. Se quiserem discutir ou têm uma visão diferente, coloca aqui nos comentários pra que gere uma riqueza maior no conteúdo do blog 😉.


Bom, eu uso este blog para melhorar os meus textos e vocês? Digam aí nos comentários!


Abraços randômicos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!