quinta-feira, 21 de julho de 2016

História: Anacronismos.

Olá caros leitores e escritores. Hoje irei despejar um pouco de um dos conceitos históricos aprendidos por mim ao realizar a pesquisa para o livro "Ômega Volk: A Margem da Maldade." Ainda em produção. Anacronismos; o que são, onde vivem e do que se alimentam... Não, não é Globo Repórter.

Foto retirada de http://ined21.com/el-anacronismo-de-la-formacion-en-espana/

Os anacronismos históricos de uma maneira bem simplificada, até porque não sei explicar da maneira mais complexa (risos), estão separados em pelo menos dois tipos; aqueles relacionados ao julgamento de valor após o fato histórico e os que se referem a relatos do passado contendo elementos que não pertencem àquela época.

Ficou confuso? Vamos desenrolar o carretel...

Primeiro ao julgamento de valor. Vou dar um exemplo simples; alguém que você conhece passou por uma situação difícil e você julga as consequências de seus atos e diz "Se ela fizesse isso... Teria sido diferente..." Fazemos isso o tempo todo, não é mesmo?

Agora vou falar do anacronismo a respeito de elementos não pertencentes ao tempo histórico. É bem simples na verdade; Vikings usavam relógio de pulso? Obviamente não, mas este é um exemplo de anacronismo!

Este segundo foi fácil perceber, né? Então vamos voltar ao primeiro. Darei um exemplo histórico:
Na Alemanha Nazista se exterminava judeus. Hitler até preservou uma das cidades invadidas para que servisse como "Zoológico de judeus". Então cometemos o anacronismo histórico quando pensamos "Os Aliados decidiram acabar com o Terceiro Reich de uma vez por todas por conta desse extermínio" quando na verdade eles nem sabiam de tal fato! Eles atacaram pois tinham que eliminar o Eixo, caso contrário a soberania de seus países seria derrubada, este é o real motivo do esforço de guerra dos Aliados. Ah, mais uma coisa; os Aliados não eram bonzinhos, pois além de devolver os refugiados para os alemães, também havia um forte preconceito contra os negros e as mulheres naquela época. O discurso de que os Aliados salvaram o mundo dos nazistas além de ser anacrônico é de certa maneira manipulador. Mas não vamos prolongar este assunto.

Vocês viram como anacronismos são? Principalmente quando se trata de julgamento de valor após o fato, pois nunca saberemos como foi tomar decisões no lugar daquele líder histórico ou aquele conhecido. A não ser que tenhamos uma maquina para viajar no tempo ou passar pela situação que o conhecido em questão passou.

Lembro aqui que penso não ser nada demais cometer anacronismos em ficções, desde que bem embasadas e que sirvam ao objetivo da narrativa.

Gostaram do post? Comente, compartilhe.
Não gostou do post ou tem algo errado? Corrija-me por gentileza aí nos comentários que logo acertarei.

Abraços Randômicos e até a próxima!


Inspirado por:
Dragões de Garagem
PODEntender
Nerdologia
Scicast Podcast
Science Blogs Brasil
Science Vlogs Brasil 
Xadrez Verbal
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!