terça-feira, 12 de julho de 2016

[Resenha] Imagine Comigo.


Olá caros leitores, hoje irei fazer algo diferente, por se tratar da segunda fase do blog. Hoje irei colocar uma resenha que fiz sobre o livro "Imagina Comigo" de D. B. Katayama, por sinal adianto aqui que gostei muito, mas como gostos são apenas pontos de vista, gostaria de deixar aqui pontos técnicos para que os futuros leitores desta autora em formação julguem por si mesmos se vale ou não apena conhecer a história de Mali.


O Livro "Imagine Comigo" é uma obra de ficção juvenil de publicação independente da autora D. B. Katayama.
Revisão: Rosely Pereira Maia.
Imagem de Capa e Ilustrações: Henrique Candido.
Capa: Gian Felipe


Sinopse:
O ano é 3700, onde, para se proteger da radiação existente no planeta e de mutantes canibais, a última cidade sobrevivente se mantém isolada dentro de uma enorme redoma de vidro. Uma missão especial leva Medy para fora dos portões, mas algo dá errado e ela fica exposta à radiação. Quando descobre estar grávida, procura esconder de todos por medo de ser expulsa. O resultado dessa gravidez é uma linda menina albina, de olhos violetas... E sem boca. Com a morte de Medy, a bebê Mali fica aos cuidados de seu pai, um monstro egoísta e amargo que a trata como um bicho, mas a menina possui dons muito especiais que a ajudarão sobreviver. Quando completa 17 anos, elabora um plano para fugir de Nek, e a partir desse momento, Mali descobre a verdade e os segredos por trás da redoma.

Falando brevemente sobre a autora:
Danielle Katayama trabalha como roteirista e editora em um canal de TV. Sempre se encantou pela arte de contar histórias e um dia quis contar a sua própria ficção. Como todo autor iniciante a personagem principal de seu primeiro livro é muito inspirada na própria personalidade da autora. Como a sua formação é jornalística, pode-se esperar um texto bem montado e com roteiro sem furos. Muito bem, vamos para a análise critica que fiz sobre o escrito, lembrando que antes de elabora-la tive o privilégio de conversar bastante com a autora e compreender o seu ponto de vista sobre a sua história.

 
Em seu primeiro livro a autora descreve a jornada de Mali, que vive em um momento pós-apocalíptico em seu ano de 3.700 depois do nascimento de seu Messias.

A protagonista no prólogo deste livro descreve o cenário pintado por um governo totalitário da cidade-estado de Nek, composto principalmente por cientistas do planeta inteiro. O planeta foi dizimado pela falta de recursos e colapso ambiental, fornecendo uma visão análoga a do possível futuro de nossa própria Terra. As ilustrações, feitas pelo ilustrador Henrique Candido que compõem o prólogo por sinal são fantásticas. Henrique também fez as ilustrações contidas nos primeiros capítulos do livro, irei falar delas mais adiante.

O livro é narrado por dois personagens; Mali e Ayron. Cuja o segundo não irei revelar quem é exatamente pra não estragar a narrativa com spoilers.

Nos primeiros capítulos a autora nos descreve a história dos pais de Mali; Madelyde e Korap. O primeiro era um apanhador de materiais externos à cúpula de Nek (que era radioativa, por conta disso eles saiam com roupas de proteção), enquanto Korap era um cientista pesquisador da cidade.

Até este momento o livro parece ser narrado com certa apatia, o roteiro e a trama é o que leva a história. A voz da autora não parece bem desenvolvida; entre o meio do segundo capítulo até o meio do terceiro, a história é contada com pressa e sem muitos detalhes na ambientação, com a exceção do primeiro capítulo e do prólogo, sendo ambos bem empolgantes.

A narrativa, a partir deste ponto começa a descrever a jornada de Mali, a protagonista, o livro ganha um novo fôlego e animação. Ela descreve a limitação da personagem com muitos detalhes, o ódio de seu pai ter que escondê-la dos demais por conta de sua deformidade e toda a rotina. Pela primeira vez você se sente na pele da personagem e de certa forma sofrendo com ela todos os abusos ocorridos naquele período de sua vida. Já no quarto capítulo ela corre mais um pouco com a narrativa, mas desta vez tomando cuidados com a descrição dos ambientes e novos personagens que são inseridos nesta nova fase da vida da personagem, não senti falta de nenhum aspecto que fosse fundamental para que a narrativa pudesse se tornar mais interessante. Lembrando que como você se veste com a personagem protagonista, também fica perdido, desorientado e vai descobrindo junto com Mali todo o mundo que os cerca.

Nos capítulos seguintes existe uma virada no plot principal e você descobre uma história nova, diferente da contada no prólogo, também são inseridos neste momento alguns elementos de ficção fantástica que servem para o bom encaminhamento da trama. Isto destoa um pouco do início que consiste em algo mais parecido com ficção científica, mas é justamente o que dá o tom de virada da história que a personagem sofre junto com o leitor, então como ela você aceita facilmente os acontecimentos a seguir.

No final juro que fiquei com medo de uma finalização estilo Deus-x, mas o que recebemos é um desfecho ao estilo clássico, amarrando as pontas soltas, deixando brechas bem justas para uma continuação que promete mais uma história empolgante. Como não deveria deixar de ser nos capítulos finais tem uma surpresa que revela uma personalidade clássica dos vilões de quadrinhos das décadas de 80 e 90.

Considerações finais:

É uma narrativa boa de uma escritora iniciante bem preparada para escrever, na minha opinião vale muito a pena comprar o e-book, você terá em mãos uma bela história que além de caber bem no bolso, ela é bem ilustrada, particularmente só não gostei muito de uma das ilustrações e senti falta de mais ilustrações no decorrer da narrativa. Vamos com as notas de 1 a 10:

Voz do escritor: 6,5 (personalidade)
Roteiro: 8,5 (criação, desenvolvimento, viradas e desfecho)
Ambientação: 6,0 (descrições do ambiente e aspectos gestuais dos personagens)
Coerência: 9,2
Diagramação: 9,5
Ilustrações: 8,0
Capa: 6,8 (Ilustração, Título, montagem da sinopse e primeiras impressões).
Levando em consideração os mesmos pesos para todos os critérios acima listados a nota final é:
7,79 !!!

Muito bem pessoal, para quem se interessou e quer adquirir o e-book ou até o exemplar físico; disponibilizarei os links de compra e contato da autora logo no final deste post. Deixem a sua opinião sobre este nova aba do blog aqui nos comentários. Curtam, compartilhe e marquem +1 na publicação para ajudar a ganhar destaque.

Abraços randômicos.

Blog da Autora:
  


Facebook de Promoção do Livro:
https://www.facebook.com/livroimaginecomigo/

Book Trailer:
https://youtu.be/fmSCGoSFXl4

Link Para Compra do Livro:
https://www.clubedeautores.com.br/book/203745--Imagine_Comigo__Versao_Colorida#.V18H5BnmNAg

2 comentários:

  1. Oi!!!
    Nossa, que resenha bem feita e detalhada, gostei muito, parabéns!!
    Minhas resenhas são corridonas kkk que nem nota posto kkkkkkk =P

    Gostei muito do livro também, to viciada em distopias, e até por no final ter este toque fantástico que também amo, fica melhor ainda.
    A Mali pareceu-me ser uma personagem forte e astuta, embora só vá descobrindo alguns segredos ao decorrer da leitura e ela não ter boca e possuir alguns dons também é bem legal. Fiquei bastante curiosa! E tendo sido escrito por uma brasileira é melhor ainda!!
    Vou ler em breve! Espero que saia a continuação logo, sou ansiosa kkk
    bjoss, depois te conto o que achei!!
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Costumo também fazer uma análise literária e enviá-la ao autor.

      Espero que goste dos outros conteúdos também.

      Abraços!

      Excluir

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!