domingo, 27 de novembro de 2016

[Resenha] Conto de Dragões

Olá caros leitores e escritores, no post de hoje temos resenha de livro! Escrito pela simpaticíssima Fabiane Zambelli! Vamos falar um pouco dela então? Segue.
Fabiane é formada em jornalismo, multiuso em várias de suas áreas e como se não fosse o suficiente é escritora nas horas vagas! Consequentemente uma apaixonada pelas palavras desde pequena; lia e faziam com que seus parentes próximos lessem também vários livros. A paixão pela literatura ficou séria aos 19 anos, quando entrou pra PUC em São Paulo na Faculdade de Jornalismo, onde produziu diversos textos ainda engavetados.
Vamos pro livro? Pois bem; Conto de Dragões é um livro de Fantasia e ficção brasileira escrito por Fabi Zambelli.
Ano: 2016 / Páginas: 416
Editora Novo Século (Selo Talentos da Literatura Brasileira)
Coordenação de Vitor Donofrio
Editorial:
Giovana Petrólio, João Paulo Purini, Nair Ferraz, Rebeca Lacerda.
Preparação por Fernanda Guerriero.
Diagramação: Vitor Donofrio e João Paulo Purini.
Sinopse:
Conto de Dragões é uma história contemporânea na região metropolitana de São Paulo. Neste livro acompanhamos Mariane, uma estudante de jornalismo, junto com seus colegas de classe, mas a rotina logo muda quando se dá conta da existência de dragões (seres originais de outro planeta), estes devidamente disfarçados em forma humana. Estes seres protegerão a Terra por qualquer preço contra os Giants (criaturas que praticamente aniquilaram o planeta natal dos dragões e muitos outros), eles estão em busca da energia vital dos habitantes deste planeta e seu rei Giulian fará de tudo para pegar o que imagina ser seu.
Crítica:
Pra adiantar; gostei da prévia, gostei da história, gostei também da construção do mundo. Mas há pontos que quebram a narrativa apesar da autora escrever razoavelmente bem.
Antes de mais nada; a sinopse contida no livro, ao meu ver, está incompleta, sem falar que a capa do livro dá uma impressão completamente diferente! Explico; preciso salientar o cenário urbano, ao contrário da capa mostrando um ambiente medieval. Sinceramente achei, pela capa, que a personagem principal era filha de fazendeiros ou coisa do tipo, pois a sinopse não deixa explícito o cenário, enquanto a capa engana. O único crédito fica para quem produziu a capa, mas aparentemente não foi lida a história para fazê-la.
O primeiro ponto; a narradora não introduz elementos suficientes para que você possa suspeitar de alguns aspectos no final, apesar de transmitir verossimilhança.
Segundo ponto; apesar de não passar pontos interessantes dos aspectos finais, apresentando-os de repente para o leitor, ela insiste em repetir descrições e pensamentos dos personagens, principalmente entre as paginas 50 e 120, mas a partir daí começa a melhorar, dando ritmo pra história.
Gostaria de dizer que o trabalho editorial ficou bom, acredito que isto se deva a quantidade de pessoas envolvidas na produção do livro como produto final.
Infelizmente próximo da parte final (por volta da pagina 300) ela perde ritmo, voltando ao habitual somente 50 paginas para o fim.
O final (as ultimas dez páginas) ela perde o ritmo novamente, mas creio que a maioria das pessoas não devem perceber.
Por fim tem uma delícia de posfácio e os agradecimentos da autora. Ambos muito bem escritos.
Existem mais alguns detalhes, quase imperceptíveis que fiz questão em passar para a autora.
Então... Este é aquele livro feito para se distrair com um romance fantástico contemporâneo. Talvez por conta da minha própria experiência de vida não consegui me ligar muito aos personagens, apenas levemente com Matheus, amigo de Mariane.
A edição aparentemente se contentou em corrigir os erros, na minha percepção não se esforçou em enxugar o livro, fazendo-o perder qualidade. Faltou lapidar por assim dizer.
Com tudo isto posto, estas são as minhas notas:
Voz do escritor: 4,0
Roteiro: 6,0
Ambientação: 6,0
Coerência: 7,0
Diagramação: 6,0
Capa: 2,0 (Ilustração, Título, montagem da sinopse e primeiras impressões).
Levando em consideração os mesmos pesos para todos os critérios acima listados a nota final é:
5,5 !!!
Observações finais:
Ficou interessado(a) no livro? Pois vale a pena o conto!
Minha ultima recomendação para quem quer ler Conto de Dragões; aprecie com moderação! Meu ritmo de leitura é insano, talvez por conta disso eu tenha sentido falta de uma leitura mais acelerada.
Acesse os perfis da Autora nas redes sociais:
Perfil no Twitter: Fabiane_ZP
http://twitter.com/Fabiane_ZP
Perfil no Facebook: Fabiane Zambelli de Pontes
http://www.facebook.com/fabiane.zambellidepontes
Blog World Fabi Books:
http://worldfabibooks.wordpress.com
Página no Facebook do World Fabi Books:
https://www.facebook.com/WorldFabiBooks
Página do Livro Conto de Dragões no Facebook
http://www.facebook.com/contodedragoes
Página do livro no Skoob:
https://www.skoob.com.br/conto-de-dragoes-604578ed604913.html
Instagram pessoal e do blog: world.fabi.books
http://instagram.com/world.fabi.books
Então pessoal, por hoje é só. Não se esqueça de ler outros posts, tem muita coisa bacana pra ler. Abraços randômicos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!