domingo, 29 de janeiro de 2017

Post Random #14 Podcasts



Olá caros leitores e escritores, venho hoje aqui para lhes falar quais são as fontes de aprendizado literário nas quais bebo. Como muitos escritores ainda amadores, não tenho dinheiro para investir em cursos, alem de ter muito pouco tempo para estudos, por esta razão eu aprendo à conta gotas e todos os posts que faço aqui; retirei de fontes totalmente gratuitas! Eu acredito que qualquer um (com o devido esforço) possa escrever dignamente sem investimento algum (seria melhor que tivesse, mas...).

Os podcasts são uma ótima fonte de informação, também na área da arte escrita. Não sabe o que é podcast? Continue lendo que vou te explicar, não é difícil.

Os podcasts são arquivos baixados de servidores específicos através de um feed. Fazendo duas analogias rápidas; podcast é o YouTube sem imagem e o rádio via streaming, ou seja, baixado através da "rede mundial de computadores", como diriam alguns dinos. Aplicativos de celular são as maneiras mais cômodas de baixar o feed necessário. Normalmente você procura um site onde o podcast está hospedado ou em sites que agregam vários feeds de podcasts, copia o endereço de feed e cola no aplicativo da sua escolha. Uma vez assinado o feed você pode baixar em seu smartphone ou tablet, conectar seu fone de ouvido e escutar uma mídia totalmente versátil! É fantástico se libertar das mesmas músicas, ou ainda, da programação da TV... Mesmo que você queira ainda consumir a TV, você pode ouvir enquanto faz os deveres da casa, lavando louça, roupa, limpar o banheiro. Isso vicia!

Agora; por qual podcast começar? São muitas as opções... Existem aqueles que abordam os livros de uma maneira superficial, outros falam sobre o assunto escrito na obra, alguns com dicas literárias... Enfim, há até aqueles podcasts que não são sobre literatura, mas esporadicamente falam sobre o assunto, material é o que não falta!

Como este blog é de literatura, pra não fugir muito vou indicar alguns bem interessantes:

Gente que escreve: Conduzido por Fabio Barreto e Rob Gordon este podcast fala sobre... Gente que escreve; dicas e lições de dois nomes renomados no mercado literário independente.

Agentes do L.I.V.R.O.: Podcast conduzido pelos ávidos leitores Melanie e Thiago. Existem diversos assuntos, mas eles se concentram mais em discutir questões que os livros levantam, bem como seus autores e livros preferidos. Geralmente os episódios contém spoilers, mas eles são gente boa e avisam...

Os 12 Trabalhos do Escritor: Neste podcast domina soberano o grande A. J. Oliveira. Um escritor em constante desenvolvimento que conduz entrevistas fantásticas com monstros da ficção nacional. Quer saber o caminho das pedras da literatura nacional? Acompanhe esta jornada hercúlea!

CabulosoCast: Este podcast é conduzido pelo onipresente Lucien (O Bibliotecário). Hospedados pelo site do Leitor Cabuloso, eles tentam abraçar vários assuntos, com diversos participantes e altas confusões... Eles tentam abraçar todo o mundo da literatura. Ouçam e confiram; eles conseguirão?

Suposta Leitura: Produzido pelo atencioso Lucas Mota (O Suposto Escritor), este podcast faz uma releitura de obras clássicas da ficção, instigando a leitura. Lembrando bem uma resenha; sem spoilers!

Bem pessoas, estes são os podcasts de literatura que consigo seguir com afinco, existem vários outros que não acompanho por pura falta de tempo. Saibam que podcast é minha mídia favorita e que acompanho somente canais de ciência no YouTube; poucos e bons. Estou tentando encaixar algum booktuber que goste, mas não tenho procurado, quando achar colocarei aqui quais eu acompanho.

Por hoje é só. Abraços randômicos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!