sábado, 29 de julho de 2017

[Depressão] Empatia

Olá pessoas, tudo bem com vocês? Sentiram falta dos posts no blog? Pois bem; tentarei retomar o ritmo, mas irei com calma.

O propósito deste post é discursar um pouquinho sobre empatia. Muita gente pensa que empatia é a mesma coisa de sentir pena de outra pessoa, ou um sentimento que você tem que pensar o que faria no lugar de outra pessoa. Mas não é bem isto.

Empatia é se colocar no lugar de outras pessoas, no entanto não é pensar "o que eu faria no lugar dela?". Não entendeu? Eu explico; empatia é pensar com a mente desta pessoa, com as experiências das quais você tem conhecimento sobre ela. Se algo não encaixar bem, ela não confia que você o suficiente pra contar tudo e a culpa não é dela.

Pessoas com depressão normalmente não deixam outras pessoas se aproximem delas, pois já tiveram pessoas que, como você, aproximam-se dela e eventualmente não tem a empatia necessária e falam coisas parecidas com "Ei, é só você erguer a cabeça!". Isto machuca muito mais do que se imagina.

Tenho o costume de, enquanto escrevo, pensar como meus personagens. Não é fácil, pois cada um tem suas experiências de vida e forma de pensar singulares. O segredo deste método de condução da narrativa é a Empatia. Isto se desenvolve com o tempo, treinando com as pessoas que te cercam.

Garanto que já lhe ocorreu a seguinte pergunta "O que aconteceu praquela pessoa agir deste jeito?". Pois é; Empatia é a resposta. E é a forma mais sutil de "conquistar" alguém tão fragilizado pela depressão.

Pensar como os outros, não pensar como você mesmo, é uma forma linda de se doar. Isto sem falar dos inúmeros benefícios deste tipo de exercício. Um termo que me vem à cabeça é "Inteligência Emocional". Empatia, pensar como os outros em sua condição singular, é uma ferramenta não só pra ajudar alguém, mas também para ajudar a si mesmo.

Simplesmente não vejo por qual motivo alguém se negaria a exercitar a sua empatia, se não for para ajudar os outros, poderá ajudar a si mesmo. Compreender seu cliente, seu chefe, seu leitor ou seu editor.
Qual o motivo daquela crítica pesada?
Qual o motivo daquela resposta atravessada?
Ou ainda o motivo pelo qual o seu amigo tá te ignorando?
Tudo isto você pode descobrir pela empatia.

Empatia; não têm motivos pra não usar!

Abraços randômicos para todos e que todos usem sua empatia!

Ei... Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para exibir sua opinião e deixe o link de seu blog/site também. Abraços Randômicos!